Futuro fundo europeu «não deve» comprar dívida - TVI

Futuro fundo europeu «não deve» comprar dívida

Euro

Partidos do Governo de Merkel rejeitam programas de compra de dívida pelo mecanismo que vai ser criado depois de 2013

Relacionados
Os partidos da coligação que suporta o Governo alemão, liderado por Angela Merkel, estão contra a compra de dívida soberana pelo mecanismo de apoio europeu que será criado depois de 2013.

Numa primeira proposta dos dois partidos, que a CDU/CSU pretende submeter a votação antes das duas cimeiras europeias de Março, a coligação estipula que a câmara baixa do Parlamento alemão «rejeita programas de compra de dívida financiados ou garantidos», tendo por base razões constitucionais, legais ou económicas, segundo a Bloomberg. A proposta será votada ainda hoje em Berlim.

A oposição interna à compra de títulos de dívida soberana dos países em maiores dificuldades pelo futuro European Stabilization Mechanism (ESM) voltou hoje a notar-se na Alemanha, com o ainda presidente do Banco Central daquele país, Axel weber, a escrever num artigo publicado pelo «Financial Times» onde diz que esse mecanismo não deve comprar títulos de dívida.

Axel Weber deixa a presidência do banco central em Abril e durante grande parte do último ano foi apontado como o mais forte candidato à presidência do Banco Central Europeu (BCE), lembra a Lusa.

O responsável tem mostrado recorrentemente que está contra a intervenção nos mercados de dívida, incluindo pelo próprio BCE, como que o tem feito desde Maio de 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados