Grécia coloca 2,6 mil milhões em dívida com procura elevada - TVI

Grécia coloca 2,6 mil milhões em dívida com procura elevada

Grécia

Juros ficaram abaixo dos 5% exigidos pelo fundo de estabilização do euro

Relacionados
A Grécia conseguiu colocar 2,625 mil milhões de euros de dívida pública, com uma maturidade de 26 semanas, num leilão onde a procura foi elevada e representou 3,64 vezes a oferta. O valor colocado acabou, por isso, por ser muito superior ao previsto (o montante indicativo do leilão era de 1,25 mil milhões de euros).

Pela emissão, o país vai pagar um juro de 4,65%, ou seja, um valor abaixo dos 5% cobrados pelo fundo de estabilização do euro (participado pelos parceiros europeus e pelo Fundo Monetário Internacional).

Segundo a Bloomberg, que cita dados da Agência de Gestão da Dívida Pública de Atenas, esta é a primeira vez que a Grécia recorre ao mercado da dívida desde que aderiu ao fundo de estabilização.

O curto prazo da emissão ajudou a garantir o sucesso da operação, mas, segundo o «Financial Times», a Grécia cancelou os projectos que tinha para emissão de dívida a 12 meses, temendo que os mercados exigissem uma taxa de juro demasiado elevada. No entanto, o responsável pela gestão da dívida pública grega, Petros Christodoulou, explicou a decisão ao jornal com a emissão de dívida de curto prazo em Abril, fazendo com que já não seja necessária a emissão de obrigações a 12 meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados