Grécia: juros da dívida batem recorde acima dos 92% - TVI

Grécia: juros da dívida batem recorde acima dos 92%

Grécia

Juros da dívida a 2 anos sob pressão também em Portugal

Relacionados
Os juros da dívida estão a disparar na Grécia no prazo a 2 anos para um novo máximo histórico acima dos 92%, na véspera da Cimeira Europeia, em Bruxelas.

As «yields» na maturidade a 2 anos, em Atenas, estavam a subir há instantes para os 92,545%.

Os analistas referem que os investidores «estão desapontados» com a proposta da Chanceler alemã, Ângela Merkel, sobre o reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEFF) e com «a incerteza» quanto a um acordo entre os líderes europeus e os credores privados da dívida grega acerca da percentagem do perdão que irá ser aplicado.

Ou seja, «não é pacífica» a aceitação entre os líderes europeus e os investidores de um perdão da dívida grega entre 50 a 60 por cento, com os credores a esperarem um valor inferior, na ordem dos 20 por cento.

Também em Portugal, os juros exigidos pelos investidores para comprar títulos soberanos a 2 anos elevavam-se até aos 18,84%, enquanto na maturidade a 10 anos tocavam os 12,609%, o que faz com que o «spread» (diferencial) face à dívida alemã (referencial para a Europa) atingia os 1.036,5 pontos base.

Os mercados esperam que da Cimeira crucial desta quarta-feira saiam «resultados visíveis» para solucionar a crise da dívida grega e impedir uma contaminação aos países mais expostos, caso da Irlanda, Portugal, Espanha, França e da Bélgica.

Além disso, os resultados esperados para a próxima Cimeira passam não só pelo reforço do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), mas também pela recapitalização da banca europeia, onde a Alemanha e a França são dos países mais expostos, situação que a não ser atalhada poderá provocar «uma grave crise sistémica».
Continue a ler esta notícia

Relacionados