Itália: juros recorde em nível insustentável - TVI

Itália: juros recorde em nível insustentável

Berlusconi

Taxas caminham a passos largos para os 7%

Relacionados
Máximos atrás de máximos. Os juros a 10 anos da dívida pública italiana estão num nível cada vez mais insustentável: atingiram hoje 6,765%, um novo recorde desde a criação do euro.

As taxas passaram limiar simbólico dos 6% logo no dia 28 de Outubro e, na sexta-feira passada, em plena cimeira do G20, atingiram 6,4%, um patamar considerado já insuportável para o país, que tem de fazer frente a uma dívida de 1.900 milhões de euros (correspondente a 120% do Produto Interno Bruto).

Itália tem até ao final desta semana para responder às questões colocadas pelo Eurogrupo sobre as reformas que o país se comprometeu a fazer para conter a dívida soberana.

O prazo começa a apertar-se para o país de Silvio Berlusconi.

«Enviámos um questionário na semana passada e esperamos que o Governo de Itália responda a estas perguntas específicas no final desta semana», disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, no final da reunião do Eurogrupo em Bruxelas, na segunda-feira.

Itália está sob forte pressão dos mercados desde o Verão.

Os investidores duvidam da capacidade do governo aplicar os dois planos de austeridade, adoptados em Julho e em Setembro, e o pacote de reformas económicas prometido à União Europeia no final de Outubro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados