Juros da dívida portuguesa já chegaram aos 7,3% - TVI

Juros da dívida portuguesa já chegaram aos 7,3%

Juros subida

Prémio de risco que investidores exigem para deter dívida portuguesa, em vez da alemã, eleva-se para 434 pontos base

Relacionados
Os juros da dívida portuguesa a 10 anos já estiveram a subir acima dos 7,3% esta segunda-feira, mesmo depois de Bruxelas ter vindo negar a existência de qualquer pressão sobre Portugal, para que o país peça ajuda aos parceiros europeus e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Às 10h11, os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos subiam para 7,238%, depois de já terem negociado num valor máximo do dia nos 7,3%, de acordo com informação da agência «Reuters».

Esta pressão acontece a poucos dias de Portugal voltar a testar os mercados. O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) anunciou a realização de um leilão de dívida pública de longo prazo para o próximo dia 12, quarta-feira. Será o primeiro leilão de Obrigações do Tesouro de 2011, que inclui duas linhas de crédito, com duas maturidades diferentes, em 2014 e 2020. Ao todo, o Estado espera arrecadar entre 750 e 1.250 milhões de euros no leilão.

Já na Alemanha, que serve de termo de comparação, as yields da mesma maturidade negoceiam abaixo dos 3%, nos 2,889%, o que leva o spread, ou seja, a diferença entre o que os investidores cobram para comprar dívida portuguesa e o que cobram para adquirir dívida alemã a chegar aos 434,7 pontos base.

Recorde-se que o valor dos 7% foi dado pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a 9 de Outubro do ano passado como referência para uma eventual intervenção do FMI no país.

A 11 de Novembro de 2010, os juros atingiram um recorde nos 7,51%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados