Leilão de dívida: Itália paga taxa mais alta em 14 anos - TVI

Leilão de dívida: Itália paga taxa mais alta em 14 anos

Itália colocou esta manhã 5 mil milhões de euros em títulos do Tesouro a um ano

Relacionados
A Itália colocou esta quinta-feira cinco mil milhões de euros em títulos do Tesouro a um ano, à taxa de juro de 6,087 por cento, o nível mais elevado desde Janeiro de 1997, segundo a agência Bloomberg.

A taxa de juro desta emissão passou dos 3,37 por cento de 11 de Outubro, também no prazo de um ano, para 6,087 por cento, constituindo um recorde histórico desde a entrada do país no euro.

A procura foi 1,99 vezes maior que o montante colocado pelo Tesouro italiano e 1,88 vezes superior à emissão que decorreu em Outubro passado.

O aumento da desconfiança dos investidores devido à situação orçamental da Itália está a levar a um aumento do custo de financiamento da terceira maior economia europeia.

Os analistas referiram que o agravamento dos juros exigidos pelos investidores no mercado secundário de dívida soberana está a fazer com que as taxas dos leilões de novos títulos, no mercado primário, tenha tendência para subir.

Entretanto, a taxa de juro exigida pelos investidores no mercado secundário na maturidade dos dois anos, depois do leilão, situava-se abaixo da barreira psicológica dos 7 por cento, superada na quarta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados