Itália precisa «rapidamente» de plano «credível» - TVI

Itália precisa «rapidamente» de plano «credível»

Silvio Berlusconi 08 Novembro Parlamento de Roma

Decisão deve ser «urgente» e passa por «nova governação», avisa França

Relacionados
É «urgente» que Itália adopte «rapidamente» um «plano credível» para restabelecer as suas finanças públicas. E isso passa por uma nova governação, na opinião da ministra francesa do orçamento.

Questionada pela cadeia Canal+, sobre um eventual risco de contágio da crise das dívidas soberanas na Zona Euro, Valérie Pécresse declarou que o «que hoje é importante para a Itália é adoptar muito rapidamente um plano credível» para restabelecer as suas finanças públicas.

«É preciso que a Itália tenha um plano que seja considerado como um compromisso», acrescentou a ministra, citada pela Lusa, defendendo que essa decisão deve ser «urgente» e «passa por uma nova governação italiana».

«Enquanto a governação permanecer como um ponto de interrogação os mercados vão continuar inquietos». É «necessário ter um governo italiano que assuma este plano de redução da dívida».

Pécresse descartou qualquer risco de contágio à França, explicando que a situação francesa é bem diferente da italiana até porque o executivo gaulês já tomou «medidas de reequilíbrio das suas finanças públicas».

Estas medidas «foram consideradas credíveis, corajosas e realistas pelos observadores, sejam eles franceses ou estrangeiros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados