Moody`s corta «rating» do Banif - TVI

Moody`s corta «rating» do Banif

Agência Financeira

Ameaça cumpriu-se e banco já é «lixo»

A Moody`s cortou esta manhã o «rating» do Banif do nível Baa3 para Ba2. A classificação do banco desce dois degraus, o que o coloca na categoria junk, lixo, ou seja, de não investimento.

Logo a seguir ao anúncio deste revés na classificação do banco, as acções caíam 0,14% para os 67 cêntimos, mas já derraparam mais: a queda agora é de 1,49% para os 66 cêntimos.

O corte na classificação da dívida do Banif surge na sequência da redução da nota da República portuguesa, bem como dos maiores bancos portugueses, o que ocorreu em Abril.

Na semana passada, a Moody`s já tinha colocado sob vigilância os ratings de algumas subsidiárias de bancos nacionais, entre os quais estava o Banif Brasil e o Banif Investimento.

A agência de notação financeira justificava a decisão com a possível redução da notação atribuída às casas-mãe destes bancos em Portugal, o que acabou por acontecer esta quarta-feira com o Banif.

Uma semana antes, a mesma agência tinha ameaçado cortar o rating de sete bancos portugueses. Os argumentos usados pela Moody`s são o difícil ambiente operacional e a pressão sobre a dívida nacional.

A agência advertiu para a possibilidade de poder voltar a cortar de novo o rating do Banif, uma vez que mantém uma perspectiva negativa para a dívida soberana portuguesa.

[Notícia actualizada às 9h35]
Continue a ler esta notícia