Petróleo bate máximos do Verão de 2008 - TVI

Petróleo bate máximos do Verão de 2008

Petróleo

Barril de Brent está a negociar no patamar dos 121 dólares

Relacionados
Os preços do petróleo atingiram esta segunda-feira novos máximos tanto em Nova Iorque como em Londres, onde o barril de crude ultrapassou os 120 dólares pela primeira vez desde Agosto de 2008.

No mercado de Londres, que serve de referência para Portugal e para a Europa, o barril de Brent do Mar do Norte ganhava 2,47 dólares para os 121,17 dólares/barril, ao fim da tarde.

Na praça nova-iorquina, o barril de crude para entregar em Maio fechou nos 108,47 dólares, uma subida de 53 cêntimos face a sexta-feira e o valor mais alto desde Setembro de 2008.

«É difícil imaginar um cenário propício a uma desaceleração do mercado», afirmou John Kilduff, da Again Capital.

Os confrontos na Líbia prosseguiram no fim-de-semana entre os rebeldes e as forças leais a Kadhafi, concentrando-se hoje junto ao porto petrolífero de Brega, na zona este do país.

A Líbia exportava 1,3 milhões de barris de petróleo por dia antes da crise (mais de 1,5 por cento do consumo mundial), sobretudo para a Europa.

Os preços do Brent são muito mais sensíveis à situação líbia do que os preços de Nova-Iorque, onde os stocks continuam elevados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados