Petróleo continua a subir para quase 94,50 dólares - TVI

Petróleo continua a subir para quase 94,50 dólares

Petróleo

Refinarias cortam reservas para aproveitarem benefícios fiscais

O preço do barril de petróleo continua a subir. Esta segunda-feira de manhã, o Brent do mar do Norte, negociado no IPE londrino, cotava nos 94,46 dólares, mais 69 cêntimos que na passada sexta-feira. Mas os analistas acreditam que a subida não é sustentável e não vai durar muito.

Os analistas referem que as reservas de petróleo vão aumentar no mês de Janeiro, como é hábito, travando a escalada dos preços em direcção aos 100 dólares, depois de os stocks terem registado a maior descida dos últimos 30 anos.

A queda nas reservas é habitual no último mês do ano. As refinarias tentam assim aproveitar ao máximo as vantagens das leis fiscais nos EUA, que permitem a estas empresas aproveitar uma maior dedução fiscal reduzindo as reservas, que este ano registaram um forte aumento à medida que os preços subiram. As reservas da Costa do Golfo caíram em 27 dos últimos 29 meses de Dezembro e subiram em quatro dos últimos cinco meses de Janeiro.

O abastecimento nos países ao longo do Golfo do México, que representa mais de metade das reservas dos EUA, caiu 9,2% este mês para 167,3 milhões de barris, mostram os dados do Departamento de Energia. O preço do crude atingiu os 91,51 dólares, o valor mais alto dos últimos dois anos, no passado dia 23, aumentando a subida deste ano para 15%.
Continue a ler esta notícia