Portugal emite hoje dívida pública a juros recorde - TVI

Portugal emite hoje dívida pública a juros recorde

Teixeira dos Santos após reunião do conselho de ministros

Mercados continuam desconfiados e fazem aumentar exigências para comprar títulos da dívida da República portuguesa

Relacionados
Portugal faz esta quarta-feira uma nova emissão de dívida pública. É a primeira do ano e será paga em juros recorde.

O IGCP, entidade que gere a dívida pública, promove hoje o leilão de Bilhetes do Tesouro a seis meses, no montante indicativo de 500 milhões de euros, com um agravamento dos custos: a taxa de juro deverá situar-se entre 3,6% e 4,5%, valor cerca de cinco vezes acima daquele pago há um ano.

Só até Março, o Governo pretende emitir no mercado entre 4.250 milhões de euros e 7.250 milhões de dívida soberana, ou seja, entre 11% e 19% de toda a dívida que terá de emitir este ano.

O objectivo do Governo é evitar a todo o custo o pedido de resgate internacional e recuperar a credibilidade junto dos mercados e dos parceiros europeus.

Esta manhã, os juros da dívida da República portuguesa a 10 anos estão a negociar nos 6,76%, depois de terem tocado os 6,86% máximo do dia. Estes valores representam uma subida face ao fecho de ontem, nos 6,223%.

Ao mesmo tempo, o spread exigido pelos investidores para comprar dívida portuguesa em vez da alemã, considerada de referência para a Europa, subiu 5,24 pontos face a ontem e está nos 388,1 pontos base.
Continue a ler esta notícia

Relacionados