Portugal sob pressão para pedir ajuda? É «completamente falso» - TVI

Portugal sob pressão para pedir ajuda? É «completamente falso»

Cimeira da NATO: José Sócrates

Governo desmente notícia da edição alemã do Financial Times

Relacionados
[Notícia actualizada às 11h40 com declaração do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso]

O Governo já veio desmentir a notícia avançada esta sexta-feira pelo «Financial Times Deutschland» de que Portugal está a ser pressionado para recorrer ao fundo europeu.

O Executivo diz que essa notícia é «completamente falsa e não tem qualquer fundamento», segundo a TVI.

O «Financial Times Deutschland» escreveu que a Zona Euro e o BCE estão a pressionar Portugal para travar o efeito de contágio e impedir que Espanha seja arrastada pela desconfiança dos mercados. A crise da dívida soberana está a tomar contornos cada vez mais vincados.

CE: Portugal está a tomar as decisões certas

A Comissão Europeia já veio dizer que não tem «conhecimento de que alguém esteja a empurrar Portugal para pedir ajuda», assegurou o porta-voz da Comissão Europeia Amadeu Altafaj, citado pela Bloomberg Businessweek.

«Portugal está a tomar as decisões orçamentais certas, para aumentar a confiança na economia».

Espanha desmente e Alemanha também

Também Espanha garantiu que não está, de modo algum, a exercer pressão sob Portugal.

«O que Espanha quer é que Portugal viabilize o seu Orçamento e cumpra o seu programa de estabilidade», disse uma fonte governamental, citada pela Reuters.

Na mesma linha, o Ministério das Finanças alemão já negou tudo.

«Desmentimos a notícia, não temos explicação para ela. Só podemos dizer que essa não é a nossa opinião e que não vemos necessidade de Portugal recorrer ao Fundo de Estabilização Europeu», declarou à Lusa, em Berlim, Bertrand Benoit, porta-voz para a imprensa estrangeira do Ministério das Finanças.

BCE não comenta «rumores»

Já o Banco Central Europeu não quis comentar a notícia. A instituição não tem «nada» a dizer, «não comenta rumores», seja sobre a situação concreta de Portugal, taxas de juro ou qualquer outro tema.

«Não comentamos. É tudo o que temos a dizer», reforçou uma fonte do serviço de imprensa do BCE, contactada pela agência Lusa.

Durão Barroso: ajuda nem foi pedida nem sugerida

O Presidente da Comissão Europeia veio já rejeitar também que Portugal esteja a ser pressionado. Durão Barroso garante que os países europeus não sugeriram a Portugal que solicite um plano de ajuda financeira.

«Qualquer referência a um plano de ajuda a este país, nem foi pedido nem nós o sugerimos». Durão Barroso disse mesmo que «é absolutamente falsa qualquer referência para salvar» Portugal.

«Creio que um dos problemas que temos tido recentemente é que há responsáveis políticos que fazem cada dia comentários em vez de tomarem decisões». Quem são esses responsáveis? Durão Barroso não referiu ninguém em concreto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados