Proença de Carvalho vai ser «chairman» da Cimpor - TVI

Proença de Carvalho vai ser «chairman» da Cimpor

Proença de Carvalho

Responsável é o atual presidente do conselho de administração da Zon

Daniel Proença de Carvalho vai ser o próximo «chairman» da Cimpor. Foi este o nome proposto pelos brasileiros da Camargo Correa para presidente do conselho de administração da cimenteira.

Proença de Carvalho é o atual «chairman» da Zon e termina o mandato no final deste ano.

O conselho de administração da Cimpor é composto por 15 elementos, dos quais sete se mantêm da anterior.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a Cimpor informa que vai ser realizada uma assembleia-geral extraordinária marcada para 16 de julho para eleger o novo conselho de administração, a comissão de auditoria e a comissão de fixação de remunerações para o mandato 2012-2014.

Os novos acionistas vão também alterar e reestruturar o contrato de sociedade «tendo em vista a adoção de um modelo de administração e fiscalização monista».

Os brasileiros decidiram manter sete dos atuais administradores da Cimpor e nomear oito novos elementos, dos quais se destaca Pedro Rebelo de Sousa, que exerce atualmente o cargo de administrador da Caixa Geral de Depósitos, um dos anteriores acionistas que vendeu a sua posição à Camargo Correa.

Na proposta que vai ser levada à assembleia-geral extraordinária, a empresa brasileira não refere a composição da comissão executiva nem quem a irá liderar.

O que já é certo é que Francisco Lacerda vai deixar de ser presidente executivo da Cimpor, já que o seu nome não consta na lista proposta pela Camargo, bem como Castro Guerra, atual presidente do conselho de administração da empresa.

Estão também de saída António Varela, António Gomes Mota, José Fino, João Raimundo e Paulo Oliveira Santos.

Dos vários atuais administradores da cimenteira portuguesa, irão manter-se Luís Filipe Sequeira Martins, Luís Miguel Vaz, Manuel Barata de Faria Blanc, José Manuel Neves Adelino e ainda os já nomeados pela Camargo, Albrech Domenech, José Édison Franco e Walter Schalka.
Continue a ler esta notícia