Rápido tombo do euro preocupa presidente da Zona Euro - TVI

Rápido tombo do euro preocupa presidente da Zona Euro

Euro

Jean-Claude Juncker diz não estar inquieto com os valores actuais, mas sim com a súbita depreciação da moeda

Relacionados
O presidente do Eurogrupo está apreensivo quanto à súbita queda do euro.

Jean-Claude Juncker manifestou esta terça-feira, em Bruxelas, a sua «preocupação» pela velocidade com que a taxa de câmbio tem baixado nos mercados financeiros, embora reitere que não está inquieto com os actuais níveis do euro.

«Não estou preocupado pela taxa de câmbio actual, mas sim pela velocidade à qual ela se deteriorou», explicou o presidente da Zona Euro, à entrada da reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo, escreve a agência Lusa.

O euro recuou esta segunda-feira até aos 1,2235 dólares, o nível mais baixo desde há quatro anos e está agora a valer 1,2356 dólares. Continuam a ser os receios quanto ao pagamento das dívidas públicas na Zona Euro a atormentar a valorização da moeda única. Os investidores temem que a recuperação económica europeia demore a concretizar-se, pese embora as medidas de aperto fiscal levadas a cabo pelos países mais endividados como Irlanda, Grécia, Espanha e Portugal.

Agora é tempo de «examinar as medidas tomadas pela Espanha e por Portugal», explicou Jean-Claude Juncker. Isto depois de os ministros das Finanças da Península Ibérica terem apresentado, também hoje, o pacote fiscal que visa acelerar a redução dos respectivos défices orçamentais.

As medidas espanholas mereceram um destaque do presidente do Eurogrupo: classificou-as de «ambiciosas» e «corajosas». A 8 de Junho conhecer-se-á o relatório da Comissão Europeia sobre as medidas agora avançadas que «vão bom sentido». Resta saber se são «suficientes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados