RECORDE: juros da dívida já superam os 9% - TVI

RECORDE: juros da dívida já superam os 9%

Mercados na ressaca de novo corte de «rating»

Relacionados
[Notícia actualizada às 14h25 com novo máximo a 10 anos]

Os juros da dívida a cinco anos já superam os 9% e estão a bater recordes sucessivos: já negociaram nos 9,024% às 10h07, chegaram aos 9,102% às 12h07 e nem meia hora depois, bateram mesmo os 9,116% e os 9,125%.

Na ressaca de um novo corte de rating por parte da Standard & Poor`s - o segundo em cinco dias - os mercados não estão em maré de tréguas. O descrédito em relação a Portugal é cada vez maior e a Fitch também já veio avisar que pode baixar a avaliação da República em breve. Já o tinha feito na semana passada, mas pode voltar à carga.

Juros a 10 anos também batem recordes

A escalada dos juros verifica-se na maioria dos prazos: dos três aos 10 anos estão bem acima dos 8%.

Neste último caso, nesta sessão também foi atingido um novo máximo 8,328%, sendo que, por agora, as Obrigações do Tesouro a 10 anos negoceiam nos 8,270%.

O «spread», ou seja, diferença entre o que os investidores cobram para adquirir dívida portuguesa em vez da alemã - que é a que serve de referência - continua em níveis muito elevados, nos 491,3 pontos base.

O cepticismo em relação à capacidade de Portugal fazer face a compromissos tem aumentado desde que o Programa de Estabilidade e Crescimento foi chumbado, dando lugar a uma crise política, na sequência da demissão do primeiro-ministro.

De lá para cá, o país, empresas e bancos já viram o seu rating levar um revés por parte das agências de notação financeira. E Portugal já paga mais juros do que a Irlanda quando pediu o resgate financeiro. Nessa altura, os juros deste país estavam acima de 8%. Agora negoceiam acima dos 10%. Portugal para lá caminha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados