Alemanha ameaçou deixar o euro? - TVI

Alemanha ameaçou deixar o euro?

Cimeira do G8 em Áquila

Angela Merkel terá feito a ameaça numa discussão com o primeiro-ministro grego, diz o «The Guardian». Berlim já veio negar tudo

Relacionados
«Se este é o tipo de clube em que o euro se está a tornar, talvez a Alemanha devesse sair». Terá sido esta a declaração que Ângela Merkel proferiu no final de Outubro numa discussão com o primeiro-ministro grego que acusou a chanceler alemã de fazer propostas «anti-democráticas», segundo noticiou o britânico «The Guardian».

Berlim já veio negar categoricamente a notícia daquele jornal que citou fontes presentes na cimeira europeia de 28 de Outubro que decorreu em Bruxelas, mas que não pertenciam ao Governo alemão.

«Não há nada de verdade nessa história», afirmou o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, citado pela Reuters. A chanceler «nunca fez tal afirmação». E frisou ainda que «o Governo alemão está absolutamente comprometido com o euro».

Berlim acabou por deixar alguns aliados europeus incomodados, com a insistência de que os países europeus que tivessem de ser socorridos devessem perder os direitos de voto na Zona Euro. Para além disso, defendeu um mecanismo permanente para atacar crises, o que implica alterações nos Tratados em vigor.

BCE: «O euro vai sobreviver»

Merkel: «Se o euro falhar, a Europa também falhará»
Continue a ler esta notícia

Relacionados