Alemanha: liberais votam futuro do fundo de resgate - TVI

Alemanha: liberais votam futuro do fundo de resgate

Merkel dentro de um BMW i3

Deputados de um dos partidos do governo Merkel vai referendar mecanismo europeu de estabilidade. Caso ganhe o «não», coligação de Merkel fica com sérios problemas

Relacionados
Os liberais alemães decidem a partir desta segunda-feira, em referendo, a sua posição sobre o futuro Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF) que, a partir de 2013 deverá substituir, a título permanente, o actual fundo de resgate.

Até meados de Dezembro, os 64 mil militantes do FDP, um dos partidos do governo de Angela Merkel, terão de decidir se apoiam o requerimento do deputado eurocético Frank Schäffler contra o MEEF, ou a moção da direcção dos liberais, a favor da introdução deste mecanismo.

O resultado do referendo é vinculativo para a direcção nacional, desde que participem, pelo menos, 30 por cento dos militantes, e que haja uma maioria simples favorável a uma das propostas.

Na opinião de vários analistas, citados pela Lusa, uma vitória dos liberais eurocéticos criaria sérios problemas à coligação de centro-direita no poder, se esta deixasse de ter maioria parlamentar para votar a favor da criação do MEEF.

Em última análise, os democratas cristãos teriam de romper a coligação com os liberais e forçar eleições antecipadas, ou tentar reatar a anterior coligação com os sociais-democratas, que esteve no poder entre 2005 e 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados