300 milhões para internacionalizar PME - TVI

300 milhões para internacionalizar PME

Faria de Oliveira, CGD

CGD, Mota-Engil e AICEP acordam parceria para apoiar pequenas e médias empresas

Relacionados
A CGD, a Mota-Engil e o grupo AICEP assinaram esta sexta-feira um acordo de parceria que tem como fim disponibilizar 300 milhões de euros para apoiar as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas exportadoras.

As três entidades assumem um posicionamento de private equity (fundo de investimento de capital fechado), através da subscrição de capital destinado a financiar parte dos projectos das PME nacionais.

O volume de investimento em causa - 300 milhões de euros - será aplicado nos primeiros três anos do projecto, sendo que o acordo assinado esta manhã conta com uma duração de quatro a seis anos.

Segundo o presidente do grupo Mota-Engil, António Mota, «este acordo vem ajudar à internacionalização de empresas» e, assim, «valorizar o nome de Portugal a nível internacional».

O valor global de investimento «reflecte um elevado compromisso com visão estratégica», que se traduz numa participação conjunta das sociedades-veículo que poderá atingir, no limite, 49% do capital próprio dessas entidades.

Essa participação é repartida entre a Mota-Engil Indústria e Inovação (que assumirá no máximo 30% da participação), a AICEP Capital Global e a Caixa Capital que, conjuntamente, poderão assumir até 19%.

Entre os sectores que serão privilegiados estão os moldes, vidro, famacêutica, têxtil, cutelaria e/ou calçado.

O presidente da CGD, Faria de Oliveira, não quis tecer comentários sobre o assunto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados