Ajuda a Portugal: Finlândia decide até 16 de Maio - TVI

Ajuda a Portugal: Finlândia decide até 16 de Maio

Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos

Esse é o dia em que se reúnem os ministros das Finanças da Zona Euro

Relacionados
O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos pressionou e a Finlândia já reagiu. Olli Rehn avisou que o país deve tomar uma posição sobre a ajuda a Portugal e o futuro primeiro-ministro finlandês já veio garantir que até 16 de Maio há uma decisão. Esse é precisamente o dia em que os ministros das Finanças da Zona Euro se reúnem em mais uma cimeira.

«O resultado das eleições e a democracia têm de ser respeitados», mas «ao mesmo tempo, o Eurogrupo tem de tomar decisões que impeçam a insolvência de Portugal», lembrou Olli Rehn, citado pela Reuters. Ou seja, a Finlândia precisa de se decidir.

O primeiro-ministro do país logo reagiu a estas declarações, dizendo que «o novo Governo tem de ter uma posição clara sobre o resgate português» e igualmente «sobre o mecanismo temporário e permanente» da Zona Euro. «Antes do dia 16 de Maio, a Finlândia vai tomar uma posição» sobre o assunto.

O comissário europeu, também finlandês, aproveitou ainda para avisar que o pacote de ajuda deve ir a votação no Parlamento finlandês depois do encontro do Eurogrupo, o mais tardar até 25 de Maio. «Naturalmente, espero que a Finlândia decida pela positiva».
Continue a ler esta notícia

Relacionados