ASAE investiga sete produtos por terem preços baixos - TVI

ASAE investiga sete produtos por terem preços baixos

Arroz

Iogurtes, néctares, castanhas ou azeite estão na mira da autoridade de segurança alimentar

Relacionados
Primeiro foi o leite: em Janeiro a ASAE apreendeu 424.726 litros de leite do Continente e do Pingo Doce por, alegadamente, estarem a ser vendidos a um preço inferior ao de custo. Agora, a mesma autoridade investiga mais sete produtos pelo mesmo motivo, escreve esta quarta-feira o «Público».

Nos próximos oito dias, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) entregará toda a documentação à Autoridade da Concorrência (AdC), a quem caberá dar seguimento ao processo.

Em causa estão as promoções dos grandes grupos de distribuição. A ASAE está a investigar, exemplifica o «Público», as promoções que os hipermercados Continente estiveram a vender entre 3 a 15 de Janeiro: um desconto de 75% no preço dos iogurtes, néctares de fruta, castanhas, arroz-carolino ou azeite para quem tivesse cartão de cliente.

Os próprios industriais do arroz já pensaram fazer uma denúncia na ASAE por alegada venda com prejuízo, mas acabaram por recuar porque a promoção em causa, entretanto, terminou.

A prática de venda com prejuízo é punida com coimas entre os 2.493 euros e os 14.963 euros, um valor que para a ASAE como para a AdC é demasiado brando. «O tecto máximo de 50 mil euros seria razoável», apontou ao «Público» António Nunes, inpector-geral da ASAE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados