Bancos já «só» lucram 2,8 milhões por dia - TVI

Bancos já «só» lucram 2,8 milhões por dia

Banco

Quatro maiores instituições financeiras em Portugal viram as suas contas emagrecer mais de 35%

Relacionados
Os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal obtiveram lucros de 252,5 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. São menos 35,6% se compararmos estas contas às do mesmo período de 2009. Agora, estas quatro instituições já «só» ganham 2,8 milhões de euros por dia, quase metade do que ganhavam em 2010.

No ano passado, o Millennium bcp, o Banco Espírito Santo (BES), o Santander Totta e o Banco BPI registaram em termos combinados lucros de 391,9 milhões de euros nos primeiros três meses de 2010, ou seja, ganharam 4,4 milhões de euros por dia, lembra a Lusa.

No primeiro trimestre de 2011, o BCP foi o banco com maiores lucros, apresentando um resultado líquido de 77,7 milhões de euros, ainda assim bastante abaixo dos 96,4 milhões de euros em igual período do ano passado.

O Santander Totta ganhou 68,6 milhões de euros, face aos 131,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010.

Depois, surgem o BES (com lucros de 60,9 milhões de euros, contra os 119,1 milhões de euros obtidos entre Janeiro e Março do ano passado) e o Banco BPI com um resultado líquido trimestral de 45,3 milhões de euros (o único a subir ligeiramente a rentabilidade face aos 45,1 milhões de euros obtidos no período homólogo).

Neste primeiro trimestre, marcado por um ambiente económico difícil, com reflexos sobre a actividade bancária, nota para a ultrapassagem que o BCP consegue fazer ao Santander Totta e ao BES, passando do terceiro para o primeiro posto em termos de rentabilidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados