BCE pede «urgência» na aplicação de medidas - TVI

BCE pede «urgência» na aplicação de medidas

Execução «plena e atempada» do acordo alcançado na cimeira de 21 de Julho é «essencial»

Relacionados
É mais um aviso que pretende dar corda aos Governos da Zona Euro na aplicação de medidas para resolver a crise da dívida. O Banco Central Europeu pede, por isso, «urgência» e eficácia aos Estados-membros na sua actuação anti-crise.

O alerta surge no mesmo dia em que BCE e Comissão Europeia admitiram que crescimento da economia europeia no curto prazo deverá ser mais modesto que o esperado.

«A execução plena e atempada do acordo alcançado a 21 de Julho entre os chefes de Estado e de Governo é essencial a este respeito», disse esta segunda-feira Jean-Claude Trichet, perante a Comissão para os Assuntos Económicos e Financeiros, no Parlamento Europeu.

O presidente do BCE ressalvou ainda que a sua instituição não está a negociar com os países, está antes a enviar mensagens sobre o que precisa de ser feito. Sempre com conta, peso e medida: «Estamos muito cautelosos para não passar por cima e acima da nossa própria responsabilidade», frisou, citado pela Reuters.

Bancos devem reforçar balanços

Agora fica também o aviso de que se os mercados são disfuncionais, os comportamentos dos países também contribuem para isso mesmo.

Trichet deixou ainda uma mensagem destinada à banca, pedindo às instituições financeiras que reforcem os seus balanços, embora tenha frisado que não existem problemas de liquidez entre os bancos europeus.

Quanto às compras de dívida que realiza, o BCE garante que elas não interferem na acção da instituição, nem comprometem a sua independência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados