«BCP e BPI vão chumbar testes de stress» - TVI

«BCP e BPI vão chumbar testes de stress»

BCP

Macquaire divulgou uma lista de 11 bancos que deverão chumbar nos testes de resistência. O banco liderado por Santos Ferreira é um deles. Já a KBW aposta que será o BPI

Relacionados
A Macquarie divulgou esta quarta-feira uma lista de 11 bancos que devem chumbar nos stress tests. Segundo a análise, o maior banco privado português, o BCP, é um deles.

«Identificámos um grupo de bancos que poderão precisar de mais capital num cenário de stress. São eles todos os bancos gregos, o Bankinter, Postbank, Banco Popolare, BCP, Commerzbank e Sabadell», afirmou Alessandro Roccati, administrador da Macquarie, em entrevista à «CNBC».

A gestora internacional, no contexto actual, diz que tem predilecção pelo BNP Paribas, UBS, SEB, DnB NOR, Nordea e Erste Bank.

Vão estar sujeitos a escrutínio 91 bancos, sendo que a Macquaire diz que é preciso cautela com os bancos gregos e ibéricos.

Já outra consultora, desta vez a KBW, diz que há 10 bancos europeus que vão chumbar nestes testes e o BPI é um deles.

Assumindo que os dividendos serão cortados para evitar o chumbo no teste de stress, o banco acredita que dez bancos chumbam o teste em termos de tier 1 (rácios de capital): NBG, Piraeus, EFG Eurobank, Marfin, BPI e Alpha, todos com rácios inferiores ou iguais a 5,3% e DPB, MPS, BKIR e BKT, com rácios iguais ou superiores a 5,7% mas que ficam perto deste valor. Os testes fixam como exigência os 6%.

A KBW começa por referir que os bancos europeus têm registado fortes subidas à medida que as posições a descoberto começam a ser fechadas, antes de saírem os resultados dos testes de stress, no dia 23 de Julho. «Partilhamos as preocupações de muitos investidores de que os testes de resistência podem não ser suficientemente exigentes para serem credíveis», pode ler-se na nota.

E o banco de investimento acrescenta esperar que «os testes incluam informações suficientes e sejam suficientemente divulgados para permitir ao mercado fazer a sua própria avaliação e, ainda assim, serem capazes de trazer alguma tranquilidade aos investidores».

Além dos bancos que precisarão de reforços de capital, a KBW aponta ainda a necessidade de recapitalização das cajas de ahorro espanholas e dos bancos regionais alemães.

Do lado oposto da balança estão os bancos que, de acordo com a avaliação da Keefe, Bruyette & Woods, obterão os melhores resultados nos testes, estão o BNP Paribas, Intesa Sanpaolo, Santander e Barclays.

Os resultados dos testes de resistência que vão ser realizados à banca europeia serão conhecios no próximo dia 23 de Julho. Já a divulgação dos resultados dos resultados individuais e detalhados a cada um dos bancos só serão conhecidos em Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados