«Bill Gates saiu bem, Steve Jobs é insubstituível» (vídeo) - TVI

«Bill Gates saiu bem, Steve Jobs é insubstituível» (vídeo)

  • Rui Pedro Vieira
  • 30 abr 2009, 12:43
YDreams

Presidente da YDreams reconhece que sucessão deve ser preparada durante anos

O tema da sucessão de um líder numa multinacional está na ordem do dia devido ao estado de saúde de Steve Jobs, fundador da Apple. O homem-forte da empresa que criou o iPhone afastou-se no início do ano, com a Apple a revelar pouco sobre a sua ficha médica e a confundir os accionistas. As últimas notícias apontam para um possível regresso ao trabalho em Junho.

Para o presidente executivo da YDreams, António Câmara, a questão é delicada porque a colagem de um líder a uma grande empresa é algo que historicamente se tem assistido e envolve sempre uma gestão complexa.

Veja o comentário de António Câmara sobre o tema da sucessão

«É muito raro uma pessoa ter a capacidade e os padrões de qualidade em design, tecnologia, compreensão do mercado e compreensão da sociedade (de Steve Jobs). É isso que faz a Apple», disse António Câmara, em entrevista à Agência Financeira, sobre o fundador da Apple e a sua ligação «umbilical» à empresa. «É quase impossível ter um sucessor à mesma altura».

Para o CEO da YDreams, a passagem de testemunho foi uma questão bem gerida no caso da Microsoft, com a saída de Bill Gates: o fundador do grupo, no seu entender, «preparou-a ao longo de anos», que é como deve ser feito.

Yahoo! perdeu valor com OPA

António Câmara está a contar também com uma revolução no sector, na sequência da eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Algo que já é visível ao nível do sector energético, embora a verdadeira dimensão do seu impacto «seja muito ditada pela política» que for assumida pelo político nos próximos tempos.

YDreams troca jogos de telemóvel por TV do futuro (vídeo)

YDreams quer facturar 300 milhões em 2013

Quanto à Oferta Pública de Aquisição (OPA) falhada da Microsoft sobre o Yahoo!, o presidente da YDreams diz que este desfecho foi o mais adequado para o sector em nome da concorrência.

«Felizmente a concentração não resultou. O Yahoo! É uma entidade histórica, mas os seus accionistas não pensam assim», diz António Câmara, que destacou a desvalorização da companhia desde que foi alvo de OPA. O Yahoo! valia antes 45 mil milhões de dólares (33,8 mil milhões de euros) e agora apenas 18 mil milhões (13,5 mil milhões).
Continue a ler esta notícia