Bloco: austeridade «não resolveu» problemas orçamentais - TVI

Bloco: austeridade «não resolveu» problemas orçamentais

José Gusmão

Deputado bloquista José Gusmão critica ainda actuação do PSD ao votar contra propostas de alteração ao OE

Os números da execução orçamental divulgados esta segunda-feira mostram que «a política de austeridade não resolveu» os problemas da economia nem contribuiu para o «reajustamento orçamental, que se agravou durante o ano de 2010», na opinião do Bloco de Esquerda.

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o deputado José Gusmão apontou o dedo ao Governo: «Não teve a coragem de agir sobre as principais fontes da despesa» (as parcerias público privadas) que «são uma bomba relógio prestes a explodir sobre as contas públicas».

As críticas não se ficaram por aqui. O Governo «transferiu os custos da política nacional de saúde para os utentes do Serviço Nacional de Saúde em benefício da indústria farmacêutica».

«PSD vestiu fato de salvador da pátria»

José Gusmão acusou ainda o PSD de ser forte contra os fracos e fraco contra os fortes, isto depois de os sociais-democratas terem dito que vão votar contra as alterações ao OE propostas pelos restantes partidos da oposição

«O PSD vestiu o fato de salvador da pátria a anunciar aumento nos impostos e mais cortes». «Tem coragem contra os trabalhadores, mas falta dela contra o sector financeiro», cita a Lusa.

Por outro lado, «falta também coragem na renegociação das Parcerias Público Privadas».

José Gusmão entende que «a política de austeridade não só destrói a economia como não resolve os problemas de execução orçamental».
Continue a ler esta notícia