BPN: Estado poderá receber prémio de 20% após venda - TVI

BPN: Estado poderá receber prémio de 20% após venda

BPN

BIC fica ainda obrigado a manter pelo menos 750 funcionários

Relacionados
O Banco Português de Negócios (BPN) vai ser vendido ao BIC pelo preço de 40 milhões de euros. O BIC fica obrigado a entregar ao Estado um prémio de 20 por cento, caso o banco venha a obter resultados líquidos de impostos acima de 60 milhões ao fim de cinco anos. Estas condições foram publicada esta terça-feira em Diário da República.

A mesma publicação inclui a indicação de que o contrato de compra e venda deverá ser assinado nos próximos seis meses, sem que este documento possa «apresentar para o Estado português condições mais desfavoráveis do que aquelas que resultam da proposta apresentada pelo Banco BIC Português».

O documento estabelece, ainda, que deverá ser contratado um mínimo de 750 dos actuais trabalhadores, que rondam os 1.580.

Além disso, os trabalhadores têm um desconto de 5% na compra de acções do BPN.

O Governo anunciou a escolha da proposta apresentada pelo Banco BIC no dia 31 de Julho, último dia do prazo estabelecido para encontrar um comprador, no âmbito do acordo entre o Executivo e a troika (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional).
Continue a ler esta notícia

Relacionados