BPN: Francisco Bandeira vai sexta-feira ao Parlamento - TVI

BPN: Francisco Bandeira vai sexta-feira ao Parlamento

BPN

Início dos trabalhos está marcado para as 15h00

Relacionados
O presidente do conselho de administração do Banco Português de Negócios (BPN), Francisco Bandeira, será ouvido na próxima sexta-feira pelos deputados no âmbito da Comissão de Orçamento e Finanças.

O início dos trabalhos está marcado para as 15h00 do dia 7 de Janeiro, conforme se pode ler na página electrónica da Assembleia da República.

Francisco Bandeira será ouvido numa altura em que o caso BPN tem estado em destaque no debate entre os candidatos às eleições presidenciais, um tema que se reavivou depois de ter sido noticiado no final de Dezembro que a administração do banco pediu ao Ministério das Finanças para fazer um aumento de capital no montante máximo de 500 milhões de euros, sobre o qual ainda não há qualquer decisão.

Desde então, os partidos da oposição têm pedido esclarecimentos sobre a actual situação do banco, tendo solicitado as audiências a Francisco Bandeira, Faria de Oliveira - presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que gere o BPN desde a sua nacionalização - Carlos Costa (governador do Banco de Portugal), e Teixeira dos Santos, ministro das Finanças.

Teixeira dos Santos já fez saber que está disponível para ir ao Parlamento no próximo dia 11, contudo, a audição ainda não está marcada oficialmente, conforme avançou esta segunda-feira a Lusa.

Entretanto, a campanha eleitoral para as presidenciais tem sido marcada pelos ataques dos candidatos ao actual Presidente da República, Cavaco Silva, por ter sido accionista da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que detinha o BPN até à sua nacionalização.

A reacção de Cavaco Silva não se fez esperar e levou a administração da CGD a considerar as críticas sobre a actual administração do banco «injustas», prontificando-se para esclarecer o Presidente da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados