BPN: PSD/CDS e PS já escolheram primeiras audições - TVI

BPN: PSD/CDS e PS já escolheram primeiras audições

BPN

Listas prometem ser longas

Relacionados
A maioria parlamentar PSD/CDS-PP quer que a comissão de inquérito à nacionalização, gestão e alienação do BPN comece por ouvir, por esta ordem, Miguel Cadilhe, Teixeira dos Santos, Mira Amaral, Maria Luís Albuquerque e Carlos Costa, avança a Lusa.



Estes são os primeiros cinco nomes de «uma longa lista» que os dois partidos da maioria vão entregar hoje no Parlamento, disse à agência Lusa o vice-presidente da bancada social-democrata Carlos Abreu Amorim, que não excluiu um futuro pedido de audição do ex-primeiro-ministro, José Sócrates: «Há medida que os trabalhos da comissão se forem desenvolvendo, não pomos de parte a proposta de audição quer do anterior primeiro-ministro quer de outros responsáveis políticos».

Para já, a maioria PSD/CDS-PP vai também «pedir a audição de todos os membros do conselho de administração do BPN desde a nacionalização até agora e de todos os membros do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos que tiveram intervenção no caso BPN», bem como de «todos os auditores e revisores oficiais de contas que tiveram alguma intervenção no caso BPN desde a nacionalização até à data», adiantou citado pela Lusa.

Já o Bloco de Esquerda quer chamar 30 nomes à comissão.

É importante seguir um fio cronológico

Segundo Carlos Abreu Amorim, os trabalhos desta comissão de inquérito devem seguir «um fio cronológico», e é importante ouvir Miguel Cadilhe, último presidente do BPN antes da sua nacionalização, porque este «foi uma espécie de Cassandra do caso BPN», que avisou «que se não fossem tomadas um conjunto de providências eventualmente aquilo que agora aconteceu iria acontecer».

PSD e CDS-PP querem ouvir Teixeira dos Santos na qualidade de ex-ministro das Finanças «que tomou a decisão da nacionalização» e Carlos Costa porque «o governador do Banco de Portugal tem também um papel importante desde a nacionalização do BPN até agora», acrescentou.

Quanto ao processo de alienação deste banco, a maioria pretende chamar Mira Amaral, presidente do banco BIC, comprador do BPN, e Maria Luís Albuquerque, atual secretária de Estado do Tesouro, por ser «a pessoa que teve nas suas mãos os poderes, as competências para a reprivatização do BPN».

«É uma lista que não é definitiva. Nós admitimos perfeitamente chamar outras pessoas.Mas que é uma lista completa que, com o mesmo nível de escrutínio, avalia todas as três fases», disse, por sua vez, o porta-voz do CDS, João Almeida.

PS quer começar por Faria de Oliveira

Já o PS requereu a audição na comissão de inquérito ao BPN do presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, e do presidente do conselho de administração do BPN, Sequeira da Rosa.

A lista de audições que foi requerida pelos deputados socialistas inclui também o presidente do BPN, Francisco Bandeira, a secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque e o ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina.

Esta primeira lista de audições pretende «avaliar o dinheiro público que entrou no BPN e onde foi aplicado», referiu à Lusa fonte oficial do grupo parlamentar, acrescentando que o PS requererá posteriormente a audição de mais pessoas.

No âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Processo de Nacionalização e Alienação do Banco Português de Negócios, os socialistas requereram ainda documentos como os relatórios e contas e as atas das reuniões do conselho de administração após a nacionalização, afirmou a mesma fonte.

[Notícia atualizada às 19h20 com mais declarações]
Continue a ler esta notícia

Relacionados