Brisa: lucros caem 13% em seis meses - TVI

Brisa: lucros caem 13% em seis meses

As receitas com portagens das concessionária caíram 4%

Relacionados
O resultado líquido da Brisa desceu 13% para os 45,4 milhões de euros, durante o primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2009, revela a concessionária em comunicado enviado à CMVM.

Este resultado ficou abaixo do estimado pelos analistas contactados pela Lusa que previam uma queda do lucro de 15,11% para 48,4 milhões de euros.

As receitas com portagens caíram 4%, passando dos 277,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2009 para os 266,2 milhões em 2010.

Já a receita com serviços rodoviários aumentaram 50%, passando dos 20,8 milhões de euros para os 31,1 milhões de euros.

A concessionária justificou esta queda com a «manutenção das taxas de portagem, ao fecho da Costa da Prata e do deslizamento de terras na A9 [CREL]», mas também «pela conjuntura económica e pela concorrência das SCUT».

A empresa acrescenta que foi «um semestre difícil em termos de tráfego, mas boas notícias decorrentes do contributo dos serviços prestados a novas concessões, a uma melhoria do tráfego orgânico no segundo trimestre e na continuação do esforço de redução de custos».

Os custos operacionais consolidados «atingiram os 92,2 milhões de euros, excluindo amortizações e provisões (+0,2 por cento)». Já numa base equivalente, «excluindo o impacto da consolidação da concessão do Douro pelo método da equivalência patrimonial, verifica-se que os custos teriam decrescido 2,5 por cento (2,7 milhões de euros)», como se lê no documento da Brisa.

As receitas operacionais da concessionária mantiveram-se praticamente inalteradas nos 316,7 milhões de euros (contra os 315,7 milhões de euros do primeiro semestre de 2009).

Quanto à margem de EBITDA («cash flow» operacional), a Brisa manteve também a mesma performance, situando-se nos 70,9% nos dois semestres em análise.

[Notícia actualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados