Bruxelas confia que Finlândia não vai empatar - TVI

Bruxelas confia que Finlândia não vai empatar

Comissão Europeia não quer «alimentar especulações» sobre consequências do resultado histórico da extrema-direita na ajuda a Portugal

Relacionados
A Comissão Europeia está confiante de que a Finlândia vai honrar os seus compromissos e recusa «alimentar especulações» sobre eventuais consequências para Portugal do resultado histórico alcançado pelo partido de extrema-direita Verdadeiros Finlandeses nas eleições de domingo.

«Não queremos alimentar especulações. Confiamos que a Finlândia vai honrar os seus compromissos», disse a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen, citada pela Lusa.

O partido de extrema-direita Perussuomalaiset (Verdadeiros Finlandeses, em português) é, depois das legislativas de ontem, a terceira força política finlandesa.

O líder deste partido veio defender que a União Europeia deve renegociar o resgate financeiro de Portugal. Já o embaixador da Finlândia em território nacional acredita que o seu país vai alinhar na ajuda.

Mas a Comissão Europeia diz que o resultado das eleições na Finlândia não significa uma alteração dos planos de negociação em curso de uma ajuda financeira a Portugal.

«Nada muda. O nosso trabalho continua, no que diz respeito à negociação com Portugal».

A porta-voz da Comissão Europeia espera que todos os países da Zona Euro, e não só a Finlândia, honrem os seus compromissos em relação ao Fundo Europeu de Estabilização Económica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados