Carros eléctricos: normas iguais na UE para carregar baterias - TVI

Carros eléctricos: normas iguais na UE para carregar baterias

BMW X6 ActiveHybrid

Quatro países vão pedir a Bruxelas regulamentação semelhante para os 27 da União Europeia no uso de carregadores de baterias. Promotores querem acelerar a «mobilidade eléctrica»

Portugal, Espanha, França e Alemanha estão juntos para acelerar a «mobilidade eléctrica» na União Europeia. Estes países vão assinar amanhã, terça-feira, em Bruxelas, um pedido aos 27 Estados-membros para que se estabeleçam normas comuns para carregar as baterias dos carros eléctricos.

«O veículo eléctrico precisa de ser colocado no centro das perspectivas de desenvolvimento e competitividade, fazendo a ponte entre investigação, inovação, desenvolvimento industrial e sustentabilidade». É assim que pensam os ministros da Economia destes quatro países, segundo o projecto da declaração a assinar, citado pela agência Lusa.



Mais do que isso, os países promotores desta iniciativa pretendem receber apoio financeiro da Comissão Europeia, com vista a apoiar projectos pilotos de mobilidade eléctrica.

Veja aqui alguns dos carros mais amigos do ambiente



Um programa europeu conjunto para os carros eléctricos deverá ser ainda «parte integrante» na estratégia de modernização da economia Europeia, a estratégia 2020, a ser aprovada em Junho pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Os pedidos não se ficam por aqui. Portugal, Espanha, França e Alemanha solicitam ainda à Comissão Europeia a definição do calendário de implementação da estratégia de mobilidade eléctrica até ao início de 2011.

O ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, José Vieira da Silva, chefia a delegação portuguesa que vai estar amanhã em Bruxelas. A assinatura da declaração vai ser feita à margem de uma reunião dos ministros responsáveis pela Competitividade da UE.
Continue a ler esta notícia