Cinco dicas para conquistar as redes sociais - TVI

Cinco dicas para conquistar as redes sociais

Agência Financeira

Quer fazer parte do restrito grupo de empresas que dominam as redes na Internet? Nós damos ajuda

Conquistam «gostos», votos, comentários e partilhas no Facebook, Twitter e Youtube. Conseguem ser tema de conversa, promovem debates e o seu nome é espalhado pelas redes sociais, de forma quase viral. São empresas que conseguiram dominar as estratégias de marketing mais inovadoras e conquistar novos públicos, novos clientes. Quer fazer parte desta lista? Nós damos-lhe algumas dicas.

A verdade é que, em meados de 2010, a maioria das empresas nacionais (69 por cento) não investia nas possibilidades das redes sociais. Há, portanto, um vasto campo para explorar.

O primeiro passo é escolher bem o que vai publicar nas redes sociais. Devem ser apenas coisas relevantes. Vídeos feitos exclusivamente para as redes, por exemplo, têm um forte potencial.

Em segundo lugar, esteja atento às métricas. Perceber quais foram os momentos do dia e as publicações que conquistaram mais «fãs» ou «amigos» é essencial para um bom controlo das redes sociais. A Guaraná Antártida, por exemplo, uma das marcas líderes nas redes sociais brasileiras, tem atualmente três pessoas a trabalhar em exclusivo nas redes da Internet com atualizações permanentes e até durante a madrugada.

«Na hora das refeições postamos sempre fotos de comidas que combinem com Guaraná Antarctica. Passado um certo tempo, começamos a incentivar os consumidores a enviarem-nos as suas próprias fotos», contou a gerente de marketing digital da marca, Bruna Buás, à revista «Exame».

Mas para conquistar é preciso falar a mesma língua. É essencial estar próximo do leitor, mas sem cair em banalidades ou «clichés». Aqui as empresas portuguesas podem aprender com a Chiclets. Desde que a marca criou as emotigums (desenhos de pastilhas elásticas com várias emoções) aumentou em 11 vezes as visualizações na sua página do Facebook.

O importante é que tenha bem definido para quem se está a dirigir, quem quer atrair a atenção, quem é o seu público-alvo. É a quarta dica para conquistar as redes sociais e que deve ser bem estudado. Saber quem é, profissões, hábitos, rotinas, gostos... Dados que se podem tornar preciosos.

«Às vezes postamos conteúdos às 2 horas da manhã, porque sabemos que nesse horário temos um alto índice de contacto com o consumidor. Não necessariamente com todos os utilizadores do Facebook, mas com os nossos consumidores no Facebook, que é o universo que nos interessa», explicou o responsável da Halls, Eduardo Trevizani.

Última dica: aproveite todas as ferramentas disponíveis. Para começar, reaproveite as estratégias da própria empresa - agendas, eventos, publicações antigas. Além disso, aproveite todas ferramentas que as próprias redes disponibilizam, para saber com rigor quem visita a sua página - percentagem, perfil, gostos.
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