Clientes do Montepio estão a ser alvo de tentativa de fraude - TVI

Clientes do Montepio estão a ser alvo de tentativa de fraude

montepio

Clientes do banco deverão seguir as instruções de segurança indicadas pelas instituições financeiras. Montepio está a disponibilizar essas informações nas suas páginas de Internet

Relacionados
Os clientes do Montepio estão a ser vítimas de uma tentativa de phishing (fraude electrónica que tem como objectivo adquirir informações confidenciais), confirmou esta quarta-feira à agência Lusa fonte oficial do banco mutualista.

«O Montepio tem conhecimento da situação e está a acompanhá-la desde que a mesma lhe foi reportada, tendo desenvolvido esforços para a minimização do impacto que acções destes tipo possam originar», disse fonte oficial do banco.

«Este email configura-se como uma acção de phishing tendo por objectivo captar informação privada de eventuais clientes Montepio que tenham sido receptores do e-mail na sua caixa de correio electrónico», acrescentou.

Segundo a mesma fonte, «a selecção do botão existente no email fraudulento iria despoletar a instalação de um malware no computador do leitor do email, malware esse que teria por objectivo captar dados privados do utilizador».

De acordo com o Montepio, «as instituições bancárias nunca solicitam a introdução de todos os elementos de segurança dos utilizadores na utilização dos seus serviços, nem comunicam eventuais alterações de segurança por email».

Assim, «imediatamente após a tomada de conhecimento da difusão do email, o Montepio reforçou a comunicação com os seus clientes, alertando para a situação em curso», tendo já reportado a situação às autoridades competentes.

Segurança dos clientes

A fonte oficial do banco sublinhou à Lusa que «a segurança dos clientes depende, em grande medida, da sua consciencialização para o recurso a boas práticas na utilização da Internet, pelo que o Montepio continuará a comunicar essas boas práticas aos seus clientes, ao mesmo tempo que refina políticas de detecção e prevenção de fraudes».

O Montepio refere assim que os clientes do banco, «tal como qualquer outro cliente bancário utilizador de serviços de online banking, deverão seguir as instruções de segurança indicadas pelas instituições financeiras».

Protestos em Maputo: BCP e CGD saem afectados
Continue a ler esta notícia

Relacionados