Compra de computadores disparou 27% no primeiro trimestre - TVI

Compra de computadores disparou 27% no primeiro trimestre

HP

Ásia está a ganhar terreno face aos EUA

Os fabricantes asiáticos estão a marcar posição e a deixar para trás, aos poucos, os produtores americanos. As vendas de computadores pessoais registaram um crescimento de mais de 27%, em todo o mundo, no primeiro trimestre do ano. A medalha de ouro foi para a Ásia, com o mercado a registar um crescimento de quase 37%. Nos EUA, a subida foi mais tímida, de apenas 20%.

Foram comercializados 84,3 milhões de computadores nos primeiros três meses deste ano, segundo os dados da empresa Gartner, citada pela agência Lusa, esta quinta-feira. Este valor corresponde, em termos homólogos, a um aumento de 27,4%.

O braço de ferro entre a América e a Ásia está a consolidar-se, neste sector. A americana Hewlett-Packard (HP) continua a líder mundial de vendas, mas as rivais asiáticas estão a ganhar terreno, segundo os analistas da Gartner.

As entregas da HP cresceram quase 20%. Porém, a quota de mercado da empresa caiu de 19,3% para 18,2%. Já a Acer, de Taiwan, escalou 54,3% no número de vendas e registou uma quota de mercado de quase mais 3%, para os 14,2%, em relação ao primeiro trimestre de 2009.

A chinesa Lenovo também assinalou ganhos de 59,2% no número de entregas e de 8,3% de quota de mercado. As entregas da Dell também subiram 21,4%, mas a quota de mercado derrapou mais de meio por cento, para 12,1%.

O melhor desempenho coube mesmo à asiática Asus. As entregas aumentaram quase 115%, o que se reflectiu num aumento da quota de mercado em 3,3%, para os 5,5%.
Continue a ler esta notícia