ENI inicia negociações para venda da Galp à Sonangol - TVI

ENI inicia negociações para venda da Galp à Sonangol

Ferreira de Oliveira - Galp

Italianos querem alienar uma parte dos 33,34 por cento que detém no capital da petrolífera portuguesa

A italiana ENI já iniciou as negociações com a angolana Sonangol para vender uma parte da sua participação de 33,34 por cento que detém na Galp Energia.

A notícia é avançada pela Bloomberg que indica que os italianos não vão vender à Sonangol a totalidade da sua participação na Galp, já que, segundo fonte próxima do processo, o Governo português não quer que os angolanos tenham o controlo da empresa petrolífera. O restante do capital da ENI na Galp deverá ser vendido a investidores financeiros.

A ENI tentou vender a sua participação à Petrobrás no ano passado mas, após vários meses de negociações, os brasileiros acabaram por desistir.

O presidente executivo da ENI, Paolo Scaroni, disse, no mês passado, que está pronto para vender a sua participação na Galp porque não está disposto a continuar como um investidor minoritário a longo prazo.

Nos termos do acordo de acionistas da Galp, válido até março de 2014, a Amorim Energia, detida por Américo Amorim e Sonangol, tem direito de preferência sobre a venda da ENI e já é acionista da petrolífera portuguesa com outro bloco de 33,34 por cento.

Paolo Scaroni disse, recentemente, numa conferência com investidores, que a participação da ENI na Galp vale, pelo menos, 3,7 mil milhões de euros.

A petrolífera angolana Sonangol anunciou a 24 de fevereiro estar interessada na participação que a empresa italiana ENI tem na Galp, estando em curso negociações para consolidar essa pretensão. Baptista Sumbe, administrador da companhia angolana, afirmou que «a Sonangol tem intenção de também fazer parte dessa alienação (da ENI)».

«A ENI, de facto, manifestou o interesse de alienar a sua participação na Galp. Há intenções do Governo português em manter alguma presença nesta alienação da ENI, através de empresas portuguesas».

Baptista Sumbe concluiu a referência à Galp Energia destacando que a Sonangol «está a conversar» com os seus parceiros da empresa portuguesa. «Em devido tempo vamos informar quais os resultados da saída da ENI da Galp».

As acções da Galp estão a recuar 1,60 por cento, para os 13,210 euros.
Continue a ler esta notícia