Estado: qual é o organismo com mais trabalhadores? - TVI

Estado: qual é o organismo com mais trabalhadores?

mercado

Polícias estão à frente no «ranking». CTT e Direcção-Geral dos Impostos vêm a seguir, com mais funcionários do que a TAP ou a PT

Relacionados
Os organismos públicos portugueses com mais funcionários são a Guarda Nacional Republicana, que conta com mais de 25.700 e a Polícia de Segurança Pública, com outros 22.650 trabalhadores. Mas grande destaque tem adquirido a Direcção-Geral dos Impostos com uma equipa de 11 mil funcionários, segundo dados de 2008.

«É a prova da importância que o Governo dá ao sector da recolha contributiva do Estado», afirmou ao jornal «i» o coordenador do Observatório Português de Boas Práticas Laborais do ISCTE, Paulo Pereira de Almeida.

Declarações que contrastam com as queixas do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos que revelou na semana passada que mais de 500 funcionários do fisco vão aposentar-se até ao final do ano. Um cenário que vem agravar uma situação já considerada «dramática», com implicações «na capacidade da luta contra a fraude e evasão fiscal», uma vez que, diz o sindicato, a administração fiscal tem actualmente 10.500 funcionários e ficará assim reduzida a 10 mil.

Certo é que, e em altura de crise, a máquina de recolha de impostos figura já no sexto lugar da tabela das maiores instituições empregadores(privadas e públicas), à frente da Caixa Geral de Depósitos, com 9.791 funcionários, da TAP (6.955) ou da PT (6.218).

A DGI é precedida pelos CTT, que contam com 13.612 trabalhadores. Os terceiro e quarto lugares pertencem ao Pingo Doce (20.184 trabalhadores), Continente (19.704).
Continue a ler esta notícia

Relacionados