Este é o ano dos tablets na maior feira tecnológica do mundo - TVI

Este é o ano dos tablets na maior feira tecnológica do mundo

Sony na maior feira tecnológica do mundo

Nesta antevisão de 2011 cabem também smartphones, televisões portáteis, 3D e carros ainda mais inteligentes

Há quase 15 anos que a maior feira tecnológica do mundo se realiza em Las Vegas. A edição deste ano promete ser de ouro para os tablets.

Mas no baú das novas engenhocas há espaço para smartphones renovados e outros tantos que só agora chegam ao mercado; há espaço para a revolução do 3D agora na televisão e já não só nas salas de cinema; há espaço para a reinvenção das câmaras fotográficas e para a nova moda dos carros eléctricos.

Todos os anos mais de 150 mil pessoas são arrastadas pela curiosidade tecnológica para assistir ao Consumer Electronics Show (CES). Entre elas estão, para além dos fanáticos das novas tecnologias, muitos jornalistas, bloggers e empresas à procura de inspiração.

Espreite aqui as primeiras imagens da feira



Quem responde à Apple?

O que se sabe, para já, é que o Google vai apresentar a versão 3.0 do Android, baptizada de Honeycomb, um sistema operativo criado precisamente a pensar nos tablets. E já foi desvendado o primeiro equipamento com este software: o Xoom, da Motorola, segundo o «El País».

As duas galinhas dos ovos de ouro da Apple, o iPad e o iPhone 4, foram as estrelas do ano passado e conseguiram ofuscar as maravilhas de outras marcas. A Microsoft até tinha apresentado três promessas de tablets no CES, mas nenhuma chegou a sair da fase de projecto. Embora sem marcar presença na feira, a Apple continua a dar que falar: dizem que o iPad 2 já esteve mais longe de aterrar no mercado.

Muitas marcas dedicaram o ano que passou a formular respostas capazes às invenções da Apple. Tudo indica que a Sony Ericsson revele o PSPhone, um telefone que junta o Android e a PlayStation num só. Da Nokia, não parecem vir grandes «bombas»; o N8 e a sua melhor qualidade multimédia é o que vai estar no centro das atenções.

Ter a TV na palma das mãos

2011 também deverá iniciar uma nova era para a televisão. O futuro está na TV portátil ligada à Internet e muitos dos novos equipamentos deverão ser apresentados por estes dias, também em Las Vegas.

Será também, espera-se, o ano da televisão em 3D, se a indústria conseguir contornar dois problemas: a escassez de conteúdos a três dimensões e o custo elevado de uma televisão deste tipo, que obriga à compra de ecrãs e óculos específicos. Para já, a Sharp e a Toshiba tomam a dianteira, ao desenvolverem equipamentos com um melhor ângulo de visão que dispensa o uso de óculos.

Aguardam-se novidades também na tecnologia fotográfica, com a Casio, a Samsung e a Panasonic a apresentarem novos projectos.

Carros conquistam pelo aparato tecnológico

E não podemos esquecer os automóveis, cada vez mais autênticas caixas de tecnologia ambulante. No CES deste ano, a Audi, por exemplo, vai ter carros de luxo que se transformam em salas de multimédia. Há marcas que têm na manga novas e melhores versões de carros eléctricos. O Ford Focus reserva novas surpresas no que toca aos sistemas de navegação com GPS, com a ajuda da Internet. Vai ser dado mais um passo na condução inteligente. Será que qualquer dia a tecnologia vai pensar, em definitivo, por nós?
Continue a ler esta notícia