France Télécom: cinco suicídios em duas semanas - TVI

France Télécom: cinco suicídios em duas semanas

Desemprego

Só este ano já 23 funcionários desta empresa se suicidaram

Relacionados
Cinco trabalhadores da France Télécom suicidaram-se num período de 15 dias, o que eleva para 23 o número de funcionários do operador de telecomunicações que se mataram este ano.

Entre 2008 e 2009, registaram-se 35 suicídios na empresa. As contas foram feitas e divulgadas por fontes sindicais, citadas pela Lusa, que consideram que a onda de suicídios no grupo demonstra que o plano da empresa para os evitar não tem dado frutos.

A France Télécom não confirmou o número de suicídios, afirmando apenas que houve vários casos e que está a averiguar as circunstâncias em que sucederam.

As mortes ocorreram em diferentes regiões, entre trabalhadores com funções diferentes e sem que, aparentemente, tenham relação entre si.

Afectada por uma grande onda de suicídios, o que lhe valeu críticas até do governo francês, a France Télécom comprometeu-se a substituir a direcção-geral.

A mudança resultou na chegada ao grupo de Stéphane Richard, que anunciou um plano para melhorar as condições laborais dos trabalhadores.

No entanto, os sindicatos entendem que as alterações realizadas pelo novo director não foram suficientes e denunciaram, em particular, que o anterior detentor do cargo, Didier Lombard, se mantém na presidência do grupo.

Os representantes dos trabalhadores consideraram que os suicídios estão ligados às condições laborais do grupo e, sobretudo, à obrigatoriedade de mudar de local de trabalho ou de região.
Continue a ler esta notícia

Relacionados