Futuro do Google: «Procurar sem procurar» - TVI

Futuro do Google: «Procurar sem procurar»

Google

Empresa quer inovar o seu motor de busca. E aposta que em breve o Google vai dizer-nos para desmarcarmos uma reunião porque há um acidente na estrada por onde temos de passar para chegar ao nosso destino

Relacionados
A Google é uma empresa com vários negócios, mas deve a sua reputação e a maioria das receitas ao «tesouro» que mais a caracteriza: o seu motor de busca. Daí que as apostas futuras da empresa passem precisamente por melhorar o desempenho do motor de pesquisa, oferecendo a informação aos utilizadores sem que tenham de procurá-la.

O lema é pois «procurar sem procurar», nas palavras do responsável pelas equipas de pesquisa, Amit Singhal, citado pelo «Cinco Días». Um objectivo que conta com as capacidades regeneradas dos dispositivos móveis inteligentes e com as infinitas ferramentas já presentes no Google.

Google quer YouTube melhorado na TV e nos telemóveis

«Se a agenda do meu telefone vejo que tenho um tempo livre e na lista de tarefas tenho anotado que quero comprar uma camisola da selecção espanhola ao meu filho, o Google pode utilizar as minhas informações de geolocalização para me indicar a loja mais próxima e assim aproveitar ao máximo o tempo que tenho», exemplificou o mesmo responsável.

Mas as cenas dos próximos episódios não se ficam por aqui. Há mais: «O meu telemóvel pode dizer-me onde comprar um iPad e quantas unidades ainda restam nas lojas mais próximas. Pode dizer-me ainda se é melhor cancelar uma reunião que tenho agendada, porque ocorreu um acidente na estrada por onde tenho de passar».

Novas funcionalidades que «podem soar como ficção científica». Mas Amit Singhal garante que não são. Para que se tornem realidade basta apostar em mais inovação. O responsável da Google atreveu-se a arriscar que este tipo de pesquisa através do motor de busca da Google estará disponível dentro de dois a cinco anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados