Gás Natural estuda privatização da EDP - TVI

Gás Natural estuda privatização da EDP

António Mexia

Grupo espanhol será mais um a juntar-se à lista de interessados

A espanhola Gás Natural está a estudar participar na futura privatização de 21% da EDP, segundo confirmaram fontes da empresa sedeada em Barcelona e citadas na imprensa em Espanha.

Uma das vantagens do processo de privatização, que poderá levar a Gás Natural a participar, é o facto de permitir participações parciais, sem que se tenha que fazer uma oferta pública de aquisição pela totalidade do capital da EDP.

Paralelamente, a Gás Natural conta já com um sócio estratégico no capital de EDP, já que a argelina Sonatrach controla dois por cento da empresa portuguesa, com uma opção para chegar até aos 4% do capital. A Sonatrach controla 3,8% do capital da Gás Natural.

Para a Gás Natural é igualmente vantajoso o facto de o mercado ibério de electricidade e gás estarem muito integrados, o que facilita a «lógica industrial da operação».

Além disso, recordam as fontes citadas na imprensa, a EDP conta com numerosos activos em Espanha, como os 96% do capital da Hidrocantábrico.

Antecipa-se que a decisão de participação da empresa espanhola seja tomada em alguns dias, depois de analisar a documentação do livro de venda disponibilizado pelo governo português e de realizar uma análise jurídica e financeira da operação.

Entretanto, e segundo o jornal espanhol «Expansion», também a alemã E.ON poderia tentar entrar na operação da EDP, no que seria a sua segunda tentativa de entrar no sector eléctrico na Península Ibérica, após a tentativa falhada de compra da Endesa.

Outros grupos que estudam a operação são as duas empresas francesas Gás de France (GDF) e EDF, além da brasileira Electrobras, o grupo chinês Trhree Gorges e o de capital índio Birla.
Continue a ler esta notícia