Google lança ferramenta para medir censura em cada país - TVI

Google lança ferramenta para medir censura em cada país

Google faz um mapa que revela pedidos de censura

China, país de onde a empresa saiu, fica de fora

Relacionados
O Google lançou esta quarta-feira uma nova ferramenta que disponibiliza aos cibernautas informação detalhada sobre todos os pedidos que a empresa recebe de países para censurar informação ou fornecer dados de utilizadores, com excepção da China, avança a Lusa.

Com a ferramenta «Pedidos de entidades governamentais», a empresa pretende contribuir para uma «maior transparência e responsabilidade», que irá conduzir a «uma menor censura e maior responsabilidade na vigilância governamental».

Atendendo aos princípios e práticas que «regulam a privacidade e a liberdade de expressão online», o Google espera que esta nova ferramenta «seja um primeiro passo rumo a uma maior transparência nestas acções em toda a indústria».

Além do número total de pedidos para censura e vigilância em todo o mundo, que serão descriminados por entidades, o objectivo passa também por «partilhar a quantidade de solicitações que não forem satisfeitas» pela empresa.

Sempre que possível, o Google «vai informar os utilizadores sobre os pedidos que os possam afectar directamente», e, no caso de serem removidos conteúdos no motor de busca, a Google compromete-se a disponibilizar «uma mensagem de aviso aos utilizadores».
Continue a ler esta notícia

Relacionados