Integração com Chrysler faz crescer lucros da Fiat - TVI

Integração com Chrysler faz crescer lucros da Fiat

Fiat Bravo

Fiat aumentou peso na Chrysler até ficar com 53,5% na marca

O gigante automóvel italiano Fiat anunciou esta terça-feira um aumento dos lucros no primeiro semestre de 2011, após prejuízos no mesmo período de 2010, revendo também as previsões de resultados para o resto do ano, graças à integração com a Chrysler.

No primeiro semestre de 2011, depois da consolidação, em Junho, com a construtora americana Chrysler, os lucros da Fiat atingiram os 1,237 mil milhões de euros, anunciou a construtora, que prevê agora ter um lucro líquido de 1,7 mil milhões de euros até ao final do ano, depois de previsões iniciais que apontavam para os 300 milhões de euros.

Os lucros operacionais, um dos principais indicadores no sector, também subiram para 525 milhões de euros, contra 307 milhões de euros, com a facturação a subir 40,2 por cento nos últimos doze meses.

A Fiat passou a controlar a gestão da Chrysler em Junho de 2009, depois de ter ficado com 20 por cento da marca norte-americana, em troca de partilha de tecnologia e de competências de gestão, quando a marca dos Estados Unidos saía de um processo de insolvência apoiada pelo Governo.

O interesse da Fiat no negócio passava pela utilização da rede de vendas da Chrysler, algo que faltava à marca italiana, sobretudo nos Estados Unidos.

A Fiat veio depois a aumentar o peso na Chrysler, até ficar com 53,5 por cento na marca, depois de ter pago empréstimos ao governo dos Estados Unidos e do Canadá.

Em Maio, os italianos afirmaram que pretendiam aumentar a participação até aos 57 por cento, com o objectivo de criar um grupo capaz de rivalizar com os maiores produtores mundiais, a Toyota, a General Motors e a Volkswagen.
Continue a ler esta notícia