Irlanda quer imposto de 90% sobre bónus dos banqueiros - TVI

Irlanda quer imposto de 90% sobre bónus dos banqueiros

Dinheiro

Ministro das Finanças pretende apresentar alteração ao Orçamento

Relacionados
A austeridade toca a todos. A Irlanda viabilizou esta semana o Orçamento mais severo de sempre. Mas o aperto do cinto fazer-se-á sentir também no sector financeiro, com o Governo a querer aplicar «no futuro» um imposto de 90% sobre os bónus da banca.

«Quanto ao futuro, proponho-me a apresentar uma alteração ao Orçamento para ultrapassar esta questão e aplicar uma taxa elevada, de 90%, sobre todos os bónus dos banqueiros», disse o ministro das Finanças irlandês, Brian Lenihan, a uma rádio local, citado pela Reuters.

Para além desta medida futura, entre as metas que a Irlanda já traçou no Orçamento estão a poupança de 15 mil milhões de euros até 2014 - mais de um terço do dinheiro que será armazenado (seis mil milhões) vai ser resultado dos cortes feitos no Orçamento do próximo ano; a redução do salário mínimo; a aplicação de cortes nos salários da função pública e redução dos gastos com a Segurança Social.

Note-se que o empréstimo de 85 mil milhões de euros, no âmbito do pacote de resgate do FMI e da União Europeia para Dublin, vai ser submetido a aprovação parlamentar na próxima semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados