Japão exorta Europa a apoiar banca com urgência - TVI

Japão exorta Europa a apoiar banca com urgência

Sismo na região de Hokaido, Japão

Tóquio promete acompanhar negociações e formação do Governo grego

O Japão exortou esta segunda-feira a Europa a apoiar de forma urgente as fundações do seu setor bancário, depois da vitória da direita conservadora nas legislativas gregas, algo que aliviou os mercados, mas não retira a Zona Euro do vermelho.

O porta-voz do governo nipónico, Osamu Fujimura, disse que o Japão vai «acompanhar de perto as negociações para a formação de uma coligação» governamental em Atenas entre a Nova Democracia (direita), vencedora das eleições, e o Pasok (socialista), cita a Lusa.

«O nosso país espera que seja formado rapidamente um governo sólido, a fim de trabalhar para a estabilização dos mercados (...) Esperamos que os países europeus tomem medidas urgentes para reforçar o seu setor financeiro», acrescentou.

A crise da dívida na Zona Euro pesa sobre a economia mundial e impulsionou o iene para níveis recordes face ao dólar e à divisa europeia, penalizando as exportações japonesas.

O Japão é um importante detentor de títulos de dívida europeus. Em 2011, adquiriu entre 10 a 20 por cento do montante das diversas emissões do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FESF) destinado a apoiar os países membros da União monetária que deles necessitem.

No México, onde vai participar na cimeira do G20, o ministro japonês das Finanças, Jun Azumi, declarou: «Os riscos políticos na Grécia não são totalmente dissipados, mas eu acho que [a Grécia] superou uma grande prova».
Continue a ler esta notícia