Jerónimo Martins: campanha de Maio gera perdas de 10 milhões - TVI

Jerónimo Martins: campanha de Maio gera perdas de 10 milhões

Descontos de 50 por cento contribuíram para um «aumento significativo de notoriedade da marca» mas prejudicaram as contas a curto prazo

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A polémica campanha do 1º maio, onde as lojas do Pingo Doce venderam produtos com descontos de 50 por cento face ao preço habitual, custou à Jerónimo Martins perdas de 10 milhões de euros, revelou esta quarta-feira a retalhista no comunicado sobre os resultados enviado ao regulador do mercado.

A Jerónimo Martins explica que este «investimento levou a um aumento significativo de notoriedade da marca e, em conjunto com as campanhas promocionais em implementação, espera-se que leve as vendas a crescer acima do mercado».

E, se embora a promoção tenha «tido uma aceitação positiva por parte dos consumidores», acabou por reduzir o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da marca Pingo Doce em 14,2 por cento, atingindo 64 milhões de euros.

Contas feitas ao primeiro semestre, segundo o comunicado enviado à CMVM, o Pingo Doce «registou um crescimento de 4,2 por cento das vendas». Tendo em conta apenas os meses de abril a junho, as vendas aumentaram 6,1 por cento, «o que reflete um crescimento da quota de mercado».

No total, a Jerónimo Martins registou lucros semestrais de 152 milhões de euros, mais 5,6 por cento, mas que, mesmo assim, ficaram abaixo do esperado pelos analistas. Prova disso, as ações da retalhista estão a afundar, a esta hora, mais de 5%, depois de terem afundado 7% já esta manhã.
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