Lucro da EDP Renováveis subiu 10% em 2011 - TVI

Lucro da EDP Renováveis subiu 10% em 2011

Ana Maria Fernandes, presidente da EDP Renováveis

Conselho de Administração irá propor na AG que resultados sejam integrados em reservas para reforçar balanço da empresa

Notícia actualizada às 9h16 com mais informações

O lucro da EDP Renováveis aumentou 10% no ano passado, com a empresa a alcançar um resultado de 89 milhões de euros, face aos 80 milhões de 2010.

«O Conselho de Administração irá propor na AG que os resultados de 2011 sejam integrados em reservas de modo a reforçar o balanço da empresa», informa a EDP-R num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«As receitas aumentaram 13% enquanto que o EBITDA [lucros antes de impostos, amortizações e depreciações] cresceu 12% em 2011, na sequência do crescimento operacional, embora influenciado pela desvalorização do Dólar e do Zloty».

A dívida líquida da empresa cresceu para 3,4 mil milhões de euros.



A empresa informa ainda que aumentou a sua produção de eletricidade em 17%, superando o crescimento da capacidade instalada. A produção nos EUA representou a principal fonte.

O investimento operacional foi de 829 milhões de euros no ano passado, tendo diminuído 41% face ao período homólogo devido a menores adições de capacidade no período e a menores custos unitários de investimento.

Nota ainda para o anúncio de que a administração da EDP Renováveis nomeou o administrador João Manuel Manso Neto como presidente executivo (CEO) e vice-presidente do conselho de administração da subsidiária da EDP para as energias limpas.

«Esta nomeação tem lugar na sequência da renúncia a tais funções pela administradora Ana Maria Fernandes, em virtude das novas responsabilidades por si assumidas na EDP - Energias de Portugal».

Ao mesmo tempo, foi nomeado o administrador Nuno Maria Pestana de Almeida Alves para membro da Comissão de Nomeações e Retribuições.

As acções da empresa caem 0,22% a esta hora para os 4,031 euros. Os investidores estão desapontados com os resultados, uma vez que ficaram abaixo das estimativas.
Continue a ler esta notícia