Lucros do Santander caem 12,8% - TVI

Lucros do Santander caem 12,8%

Nuno Amado, Santander

Contas chegam aos 5.303 ME nos primeiros nove meses

Os lucros do grupo espanhol Santander caíram 12,8 por cento nos primeiros nove meses do ano, face a igual período do ano passado, para 5.303 milhões de euros, segundo informou esta quinta-feira a entidade.

Numa comunicação à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) a entidade explica que deverá alcançar os 10 por centro de «core capital» em Junho do próximo ano, superando assim os requisitos das autoridades europeias «sem ampliar capital» e mantendo a actual política de dividendos.

Explica ainda que o impacto de contabilizar a dívida pública que possui a preços de mercado situa-se nos 1.500 milhões de euros em recurso próprios básicos.

Nos resultados hoje divulgados inclui-se um fundo de 620 milhões de euros criados no segundo trimestre para a cobertura de eventuais reclamações que possam ocorrer pela venda de seguros de protecção de pagamentos no Reino Unido.

Sem essa provisão, o lucro seria de 5.923 milhões de euros, menos 3 por cento que há um ano.

A taxa de crédito mal parado do grupo era no final de Setembro de 3,86 por cento, com descidas na América Latina, sendo que só em Espanha esse valor ascendia a 5,15 por cento.
Continue a ler esta notícia