Mais um país pondera banir BlackBerry - TVI

Mais um país pondera banir BlackBerry

BlackBerry

Índia junta-se ao rol de estados que exigem ter acesso à informação trocada entre aparelhos. Tudo por uma questão de segurança

Relacionados
A Índia pondera impedir temporariamente os serviços do BlackBerry, por uma questão de segurança, a partir já desta quinta-feira.

Segundo a Reuters, como outros países do Médio Oriente e do Norte de África, a Índia está a pedir ao fabricante do BlackBerry, a Research In Motion (RIM), o acesso aos códigos dos aparelhos.

A empresa aceitou dar esta informação ao governo da Arábia Saudita para que o país não proibisse os serviços de telecomunicações disponíveis nos BlackBerry.

A Índia, tal como o Koweit, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, e outros países, solicitou o acesso ao sistema de comunicação, e tal como a Indonésia pondera o

cancelamento dos serviços de telecomunicações móveis BlackBerry no país, também a as autoridades indianas exigem à Research in Motion ter conhecimento da informação trocada entre os utilizadores do dispositivo.

As autoridades indianas temem que os serviços secretos não consigam ter acesso ao conteúdo das mensagens trocadas. Depois dos ataques a Bombaim, em 2008, que fez 166 vítimas mortais, as autoridades passaram a ter acesso total à informação troca entre telemóveis. Os terroristas paquistaneses usaram a rede móvel e telefones de satélite para coordenar o atentado.

Uma das soluções para este problema passaria por um servidor local, para que as informações enviadas pelo aparelho não tenham de ser encaminhadas por computadores da empresa localizados no Canadá.
Continue a ler esta notícia

Relacionados