Maré negra já custou 2,8 mil milhões à BP - TVI

Maré negra já custou 2,8 mil milhões à BP

Golfo do México - BP

Mega operação envolve 46 mil pessoas e mais de 6.400 navios. Até agora foram recuperados 479.100 barris

Relacionados
A maré negra provocada pela explosão de uma das plataformas petrolíferas no Golfo do México está a ter um grande impacto ambiental, mas também nos cofres da empresa britânica BP. O desastre já custou à BP, até à data, 3,5 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros), revela esta segunda-feira a empresa em comunicado.

Os números da mega operação são reveladores: 46 mil pessoas envolvidas, mais de 4.600 navios e dezenas de aviões. Tudo para travar a fuga de petróleo num saldo de 479.100 barris recuperados.

A plataforma «Deepwater Horizon» explodiu no final de Abril. Mas, de acordo com a BP, a instalação de um novo funil para conter a fuga está «a decorrer como esperado».



BP já recebeu 105 mil pedidos de indemnização

Até ao momento, a BP já recebeu mais de 105 mil pedidos de indemnização e pagou mais de 52 mil compensações, num valor aproximado de 165 milhões de dólares.

A BP lembra ainda que concordou criar um fundo de 20 mil milhões de dólares para cobrir os custos da maré negra.

As previsões apontam agora para um resgaste de 60 a 80 mil barris por dia, até o final deste mês. Enquanto isso, a empresa aguarda a conclusão de dois poços de alívios, que servem para estancar a fuga. Daí que a BP tenha marcado na agenda a primeira quinzena de Agosto para a conclusão dos trabalhos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados