Nestlé continua a criar postos de trabalho - TVI

Nestlé continua a criar postos de trabalho

Nestlé continua a criar postos de trabalho PLAY_VIDEO

Exportações não devem cair em 2009 e no mercado nacional a empresa continua em alta. Em Junho abre em Coruche uma nova fábrica e vêm aí mais lojas Nespresso

A história da Nestlé em Portugal remonta ao ano de 1923 e ao nosso Nobel da Medicina. Preocupado com a grave crise alimentar infantil da época, Egas Moniz criou em Avanca a primeira fábrica de leite em pó. Dez anos depois obtinha o exclusivo de fabricação e venda dos produtos do suíço Henri Nestlé. E nasciam assim as primeiras farinhas lácteas, mais tarde chamadas Cérelac.

Hoje, a Nestlé Portugal emprega mais de 1600 pessoas, tem quatro unidades de produção e cinco centros de distribuição. Em crescimento contínuo, a Nestlé vai inaugurar entre Maio e Junho uma nova fábrica de águas engarrafadas e um centro logístico em Coruche e contratar mais 50 pessoas. O investimento ronda os sete milhões de euros.

Veja aqui a reportagem-vídeo

200 novos empregos nos últimos dois anos

O administrador da Nestlé Portugal, António Reffóios, explica à Agência Financeira que «esta decisão de investimento é muito anterior a esta fase de abrandamento da economia mundial». Nota-se algumas retracção no consumo, reconhece, mas pouco. A Nestlé não tem sentido quebras. Aliás, sublinha este responsável, «fruto do enorme sucesso que tem sido a Nespresso, temos tido uma criação de 200 novos empregos na Nestlé Portugal, nos últimos dois anos».

A Agência Financeira visitou a fábrica de Avanca, considerada o «ADN» da Nestlé e o motor da empresa em Portugal. Em 2008, esta fábrica, que se especializou em farinhas lácteas e cereais infantis, cereais de pequeno-almoço e bebidas solúveis de cereais com e sem café, produziu mais de 30 toneladas. É a maior a nível europeu em termos de farinhas infantis e Nestum e uma das principais da Europa no sector de cereais de pequeno-almoço.

A Nestlé Portugal considerou o ano de 2008 como «formidável», principalmente em termos de exportação, que rondou os 65 milhões de euros (mais de dez por cento da produção total). Para já, dizem que é cedo para fazer previsões para 2009, mas a tendência é para continuar nos números do ano passado.

Mais lojas Nespresso em Lisboa e no Porto

«Somos uma empresa que tem uma posição muito sólida no mercado; somos líderes em muitas das categorias em que estamos; temos um conjunto de marcas e produtos com uma aceitação enorme no mercado; somos uma empresa com uma tremenda reputação em Portugal. Temos todos os ingredientes para ter esperança», sublinha António Reffóios.

Mais do que ter esperança, a Nestlé centra-se no desenvolvimento dos seus negócios e brevemente pretende abrir uma nova loja Nespresso no Porto e mais duas em Lisboa.

Veja aqui a reportagem-vídeo
Continue a ler esta notícia